A maior parte dos casos de surgimento de hemorróidas resolve-se por conta própria, embora os sintomas de dor ou coceira possam precisar de ser tratados de modo a promover o conforto do paciente. As hemorróidas devem melhorar e resolver-se mais rapidamente se o paciente tomar banhos de assento por períodos de 10 a 15 minutos, algumas vezes ao dia. Um banho deste tipo pode ser implementado numa bacia ou simplesmente sentado numa banheira com água morna. Evite tomar banhos de espuma ou banhos com a utilização de outros produtos na água, uma vez que estes podem ser irritantes para o tecido macio. A utilização de laxantes permitem que as evacuações se tornem mais suaves e, portanto, torna mais fácil a passagem das fezes através do tecido dolorido e inflamado. Este tipo de medicação vem sempre acompanhado de instruções que devem ser seguidas.
A aplicação de creme de hidrocortisona ou supositórios para hemorróidas podem ser utilizadas durante alguns dias para melhorar a dor e prurido. A utilização de panos húmidos ou lenços humedecidos torna mais confortável a limpeza das áreas afetadas, ao contrário do papel higiénico seco que se costuma utilizar na limpeza depois de uma evacuação.
Evitar a prisão de ventre é modo de prevenção e tratamento, já que assim se consegue evitar o esforço contínuo e as fezes duras, que provocariam o agravamento desta condição. Em termos alimentares deve-se reforçar a ingestão de fluidos e de fibras.