Informação sobre hemorróida, sintomas, causas, tratamento natural e cirurgico da hemorróida, pomadas e supositórios para tratar as hemorróidas.


Hemorróidas durante gravidez

As hemorróidas são varizes das veias hemorróidas. Quando uma mulher está gravida estas podem aparecer ou agravar-se se já existirem, devido fundamentalmente a uma série de condições próprias da gravidez.
Em primeiro lugar, a acção de algumas hormonas como a progesterona – que circula em grandes quantidades pelo sangue -, provoca uma certa retenção da circulação venosa e uma dilatação das veias. Além disso, durante a gestação, aumenta o volume sanguíneo.
Outros factores:
Outro factor é a pressão que o útero exerce no interior do abdómen: à medida que cresce torna-se mais difícil o retorno do sangue desde as pernas e as partes inferiores da pélvis até ao coração. A tendência para a prisão de ventre também influencia, da mesma maneira que a força que a grávida por vezes tem de fazer na sanita. Nestas ocasiões chegam a produzir uma trombose (um coágulo) nas hemorróidas.
Medidas preventivas:
Para prevenir estes dolorosos problemas é recomendável que a mulher, tenha ou não hemorróidas, evite permanecer parada quando estiver em pé. Pode andar, e não deve estar quieta durante muito tempo. Além disso, deve manter uma dieta rica em frutas e vegetais para evitar a prisão de ventre.
As hemorróidas costumam melhorar com repouso na cama, banhos localizados, algumas colheres de marmelada e outros alimentos amaciadores das fezes, supositórios e pomadas específicas.
As hemorróidas internas que permanecem fora do ânus durante muito tempo devem operar-se depois do parto. As externas com trombose aguda têm de abrir-se para extrair o coágulo. Mas toda a intervenção é contra-indicada enquanto houver inflamação no ânus.
Caminhar muito e comer uma dieta rica em frutas e verduras pode evitar que se agravem as hemorróidas durante a gestação.